O balneário é filho de un visionário que o deixou com uma estigma única. Extensas praias e altos morros disputam protagonismo e geram entornos ideais para o lazer.
Piriápolis é filha de um visionário e sua condição de tal reflete-se em cada um de seus cantos. Foi fundada en 1893, em pleno auge da Belle Époque, por Francisco Piria, homem de negócios, alquimista e personagem se houver, quem originariamente a batizou Balneário do Porvir, um nome que com o tempo viraria sentença. Nela, extensas praias e altos morros disputam protagonismo, criando um entorno ideal para o lazer.
A cidade tem o mérito de ter surgido a partir de uma minuciosa planificação para atrair a aristocracia uruguaia e argentina de fins do século XIX.
Conhecê-la de perto leva emparelhada a necessidade de se adiantar na história, seus símbolos, suas traduções e a riqueza de seu passado que apresenta uma identidade única no presente.Piriápolis possui magníficas edificações, uma extensa orla, réplica da Biarritz francesa, o gigantesco Argentino Hotel que durante muitos anos foi o maior da América do Sul e o enigmático Castelo de Piria.
Suas praias localizam-se ao longo de uma faixa de 25 quilômetros de costa, desde o arroio Solís até Ponta Negra. Todas elas, de brancas areias e águas limpas, recebem cada verão miles de turistas uruguaios, argentinos e européus. Ao oeste algumas das mais atrativas são: Praia Grande, Praia Verde, Praia Formosa, As Flores e Bela Vista.
As opções de diversão de Piriápolis são muitas e para todos os gostos: parques,esportes aquáticos, teleférico, circuitos de trilhas, rappel, cavalgadas são só algumas das alternativas que se conjugam com convenientes propostas gastronômicas e hoteleiras. O balneário também possui extensos cenários para a pesca esportiva. Além do porto local e seus quebra-mares existem pontos como Ponta Fria, Ponta Colorada e Ponta Negra, ideais para pescar corvinas e piardas.
Em síntese, Piriápolis tem a magia de se apresentar antiga e moderna ao mesmo tempo. Seus morros, bulevares extensos e praias maravilhosas, parecem ser mimados com o passar do tempo.