logo
Sign Up
.

Busca seu próximo destino

Chamangá

A Paisagem Preservada Cidade Rupestre de Chamangá está localizada ao leste da cidade de Trinidad, no departamento de Flores. Possui uma superfície de mais de 12000 hectares, encontra-se na bacia do Rio Negro e na micro bacia do arroio Chamangá, cujas nascentes se localizam na Coxilha Grande Inferior.

A área é caracterizada por um relevo suavemente ondulado, ecossistemas de pradeiras com solos de alta fertilidade dedicados à exportação agropecuária extensiva, com montes associados aos arroios Chamangá e Los Molles.

Conta com importantes valores naturais e culturais. Existem na área abundantes afloramentos rochosos acompanhados de flora arbustiva de monte, porém em forma mais achatada constituindo um matagal em que aparecem espécies como tala, temberati e coronilha.

Há aproximadamente 8 espécies de aves no ecossistema de pradaria, entre as mais importantes estão o churrinche e a garça branca. Também se podem apreciar outros exemplares de fauna autóctone como mulita, raposa, gambá, lagarto, capivara e ema.

Pinturas rupestres e restos arqueológicos

A área da Paisagem Preservada Cidade Rupestre de Chamangá inclui a maior concentração de pictografias rupestres do nosso país - 41 registros - cuja singularidade baseia-se na sua localização em campos abertos e sobre afloramentos graníticos e restos arqueológicos pré-históricos, que foram objetos de estudos acadêmicos e pesquisas científicas.

A respeito das pictografias, trata-se de traços e formas geométricas abstratas, que repetem elementos cruciformes. Aparece também uma gravura de traço fino com desenho de quadrícula, cronologicamente anterior à aplicação da pintura. A técnica de aplicação - a fixação na sua origem com algum material orgânico - com um fenômeno natural chamado de acreção microscópica de silicatos, formando uma película transparente que a protege.

Atenção: a entrada não é permitida até novo aviso