logo
Sign Up
.

Busca seu próximo destino

Iporá

Poucos passeios resultam tão tentadores quanto uma fugida a Iporá. A somente sete quilômetros da cidade de Tacuarembó, este balneário sugere uma visita: seja por um pequeno tempo, seja por uma estada mais prolongada. Dois lagos artificiais, uma piscina de medidas olímpicas, quadras esportivas, zonas de camping, cabanas, jogos infantis, entre outras instalações dão as boas-vindas a cada visitante.

Entretanto, nada se mostra tão tentador como ver o amanhecer sobre o lago. Uma densa neblina cobre o espelho d'água enquanto os primeiros raios de sol iluminam o dia. Iporá se espreguiça e o jogo de luzes sobre o lago, suas pontes ou entre o bosque de pinheiros ou na estrada rodeada de eucaliptos, é um espetáculo singular. Ao chegar a Iporá no raiar do dia fará com que você seguramente sinta o presságio de uma boa estada.

Iporá é lugar de residência permanente para umas 400 pessoas. Também é um passeio de umas horas para os locatários ou de vários dias para os forasteiros (alugam-se casas e o complexo Sepé oferece cabanas). Durante a temporada estival, os lagos são a principal tentação: um deles se utiliza para banhos e o outro para a prática de esportes aquáticos.

A piscina olímpica é outro dos imãs do lugar. Mediante a compra de uma entrada os visitantes e locatários acedem a suas instalações, que se complementam com banhos, duchas, serviço de salva-vidas e enfermaria. Em dias tórridos até 1.000 pessoas tentam acalmar o calor do Norte, talvez por isso valha a pena uma recomendação: Iporá pode ser desfrutado em seu esplendor durante os dias da semana porque nos sábados e domingos se lota de pessoas.

De um lado da piscina, um parador fornece aos visitantes com suas variedades, do outro um parque com jogos infantis entretém às crianças e as quadras de basquete, vôlei e futebol resguardam os mais esportistas.

Para conhecer o lugar em seu esplendor vale a pena pagar um passeio a cavalo. Em frente ao complexo Sepé pode-se contratar (a baixo custo) uma visita guiada pela região. Sem dúvida de que quem faz este passeio se apaixona pelo lugar. E volta. Vale à pena. Em uma área limítrofe ao Balneário Iporá está o Parque Presidente Manuel Oribe. Com uma extensão de terra de 600 hectares o parque possui algumas zonas florestadas. Além da grande variedade de árvores há um lago de 37 hectares habilitado para a prática de esportes aquáticos. No parque também funciona o Viveiro Municipal, que está aberto a visitas.

Fonte: Intendencia de Tacuarembó